SÓ UMA VEZ?


A S&L ... LEU... POR SI: PÁGINA DO INSTITUTO DA DROGA E DA TOXICODEPENDÊNCIA

Quando se pretende conhecer melhor a realidade do consumo de drogas em Portugal, um dos melhores sítios a visitar é a página do Instituto da Droga e da Toxicodependência.
O “IDT tem por missão garantir a unidade intrínseca do planeamento, da concepção, da gestão, da fiscalização e da avaliação das diversas fases da prevenção, do tratamento e da reinserção no domínio da droga e da toxicodependência, na perspectiva da melhor eficácia da coordenação e execução das políticas e estratégias definidas”.
Assim, se deseja conhecer os projectos em curso em Portugal, nesta área, informação sobre a evolução da situação das toxicodependências, locais onde obter ajuda, para além de um número vasto de outros conteúdos importantes, é aqui onde deve começar a sua viagem: www.idt.pt
 

“COMO CRIAR FILHOS DELINQUENTES”
 
A polícia de Houston, Texas, distribuiu um folheto com o título “Como criar filhos delinquentes” que dizia o seguinte:
- Dê-lhes tudo o que quiserem. Assim, acreditarão que têm o direito de obter tudo o que desejam.
- Ria-se quando disserem palavrões. Crescerão a pensar que o que é grosseiro é divertido.
- Nunca os oriente na área espiritual para que não receba a sua influência. Outros tratarão de o fazer.
- Não repreenda e muito menos discipline o seu mau comportamento. Pensarão que tudo é permitido, que as leis não servem para nada.
- Arrume tudo o que deixarem desarrumado. Crerão que os outros devem arcar com as responsabilidades que a eles competem.
- Permita que vejam qualquer programa de televisão. Dessa forma crescerão com uma mentalidade “aberta” e “desinibida” para com qualquer tipo de situação.
- Dê-lhes todo o dinheiro que peçam. Assim, pensarão que é fácil obter dinheiro e não hesitarão em roubar para o conseguirem.
S4/S&L
 


SÓ UMA VEZ?
Para quem acha que usar drogas uma vez só não faz mal, a ciência tem novidades: Uma única dose de cocaína pode modificar a maneira como as ligações nervosas (sinapses) transmitem sinais na parte do cérebro envolvida no mecanismo do vício. A potenciação – processo em que os neurónios se tornam fortemente interligados – é observada até uma semana depois do uso de cocaína. Duas horas de prazer fazem com que, durante uma semana, a pessoa queira mais. A cocaína produz uma mudança na actividade do cérebro que, basicamente, usa o mesmo mecanismo que o processo normal de aprendizagem e memória, mas numa região diferente. Quer ficar seguro? Não use drogas, nunca.
V&S/S&L

DIA INTERNACIONAL CONTRA A DROGA

Segundo um estudo recente realizado pela Agência Europeia da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), sediada em Lisboa, muitos jovens europeus estão a experimentar novas drogas alucinogénicas derivadas de cogumelos. A apresentação deste estudo realizou-se no Dia Internacional Contra a Droga, que teve lugar no passado dia 26 de Junho.
Lojas de venda livre, na Holanda, e outras formas de difusão na Irlanda e Reino Unido, desempenharam um papel difusor dos cogumelos “mágicos” no fim da década de 90 e no princípio da década de 2000. A Internet foi outro factor que muito contribuiu para a sua disseminação, oferecendo um sem número de sites que vendem a droga directamente online. Hoje, há inúmeros websites na União Europeia que fornecem um marketing multilinguístico e um comércio electrónico destas drogas com entregas directas ao domicílio.
Perante esta tremenda ameaça, esperamos que venham muitos mais Dias Internacionais Contra a Droga!
EMCDDA/ SL

EXERCÍCIO FÍSICO E CONTROLO DE DIABETES

O exercício físico regular melhora o controlo da diabetes em crianças com diabetes tipo 1, sem provocar o risco de hipoglicémia, afirmam investigadores da Universidade de Bonn. Estudos anteriores tinham levantado dúvidas neste aspecto.
Os investigadores avaliaram 18 392 crianças e jovens entre os 3 e os 20 anos de idade, sofrendo de diabetes tipo 1 e tratadas em centros médicos da Alemanha e da Áustria, de acordo com a sua actividade física. Foram divididos em três grupos: nenhuma actividade física regular (8589 sujeitos); prática de exercício uma a duas vezes por semana (7056); mais de três vezes por semana (3498).
A actividade física foi responsável por uma diminuição dos níveis de hemoglobina glicosilada em todas as crianças de ambos os sexos estudadas. Baixou 30% nas que praticavam exercício físico uma a duas vezes por semana e 37% nas que praticavam 3 ou mais vezes por semana.
Para além disso, a actividade física regular foi associada a um abaixamento da massa corporal, com correspondente diminuição da dose exigida de insulina nos rapazes com 9 anos e mais velhos.
A actividade física regular não foi relacionada com aumento de episódios de hipoglicémia significativos, desde que o jovem aprenda a equilibrar a sua dose de insulina em relação com a ingestão de hidratos de carbono, antes do exercício físico.

*Arch.Pediatr.Adolesc.Med. / SL

Sem comentários:

Enviar um comentário