COMO DEIXAR DE SER FUMADOR


Com a consciência de que se tornou um fumador, o processo que encadeia a dependência química pela nicotina e os hábitos condicionados de fumar, planificamos dois procedimentos, com os quais você irá adquirir novos conceitos que irão nortear a sua conduta diante da vontade de fumar:
1) Será aquele em que você, de uma forma paulatina e gradual, deverá reeducar (readaptar) as células receptoras da nicotina, a receberem quantidades cada vez menores dessa substância;
2) Será aquele em que você se deverá desabituar do seu hábito mental e psicológico de fumar impulsivamente. Pois, uma boa parte dos cigarros que se fuma, é feita de maneira inconsciente, sem se aperceber, mediante algum estímulo externo.
Com uma conduta mental atenta, perceptiva, objetiva e consciente, você erguerá, paulatinamente, o ser livre do vício, através do caminho inverso daquele que o fez construir o ser dependente.
Ao fumar os primeiros cigarros, o vício não existia; com a insistência criou-se, pouco a pouco, o condicionamento mental e psicológico, além da dependência química pela nicotina. À medida que o tempo foi passando, o vício foi dominando, exigindo quantidades cada vez maiores dessa substância.
A viciação ocorreu no sentido de menor para maior intensidade de estímulos cerebrais à reposição da nicotina.
Para libertar-se do vício, você percorrerá o sentido inverso daquele que o levou à viciação, ou seja, de maior para menor intensidade de reposição da nicotina. Nesta fase de descondicionamento mental do hábito de fumar, você reduzirá, gradual e paulatinamente, as quantidades de nicotina ingeridas, neste sentido:
Presença forte > presença leve > ausência total da nicotina.
No início, você deverá ter persistência no auto controle e na atenção constante aos novos conceitos (lembre-se do armistício de paz condicional). À medida que o tempo passar, fase por fase, você irá se fortalecer e os efeitos dos sintomas provocados pela abstinência relativa à nicotina, serão mais suaves e suportáveis.
Pouco a pouco, este "bichinho" será convidado a retirar-se.
Periodicamente, procuraremos reduzir a quantidade de cigarros fumada, até o ponto em que largar de fumar, definitivamente, for menos sofrível.
Este ponto será aquele em que você fumará, com autocontrolo, uma pequena quantidade de cigarros, durante alguns meses.
Lembre-se de que o seu organismo estará se desintoxicando; as células em geral estarão mais oxigenadas; o sangue estará sem a presença das substâncias tóxicas por maior período de tempo; a sua conduta mental será diferente...
Percorrido este tempo, a sua decisão firme e consciente, embasada no seu discernimento, terá de ser tomada: - Não fumarei mais nem um cigarro!
Não pense que não terá vontade, você a terá sim, e muita!
Neste estágio, o seu organismo terá eliminado grandes quantidades de substâncias, que eram supridas por cada cigarro que fumava. Ele ficará menos dependente, a sua vontade ficará mais fortalecida, mais capacitada para romper com o armistício de paz e ir para o combate, expulsando os últimos "bichinhos" que lutarão para retornar.
Lembre-se de que não há nada exterior a você que fará a sua vitória.
Você é o seu próprio construtor! Ergue-se! Lute! Vença!
A pessoa humana tem um padrão de pensamentos que induz a decidir viver sob determinadas opiniões próprias conclusivas (conceitos), impedindo-a de refletir, de meditar, de considerar outras opiniões, diferentes das suas.
Este procedimento, inibe as suas faculdades intelectuais de reflexão, de análise, de ponderação, de moderação, de reconsideração ou de decisão.
Ela deverá corrigir-se e passar a considerar a problemática sob outros ângulos de observação, isto é, analisar considerando as opiniões diferentes das suas, refletindo sob outros pontos de vista.
É, portanto, a reflexão e a meditação que fará com que seja modificado, corrigido e aprimorado os próprios conceitos, a própria maneira de pensar, de agir... e, principalmente, neste caso específico, a de lutar para largar o vício de fumar.
Para tanto, é necessário adquirir consciência sobre o significado deste hábito. Ao parar de fumar, o fumante deixará de "abastecer" o sangue com nicotina, única substância que provoca a dependência química. Em consequência, os níveis dessa substância no sangue irá reduzir, rapidamente. Reler página 44 e porque não pára de fumar de vez?
Como as células cerebrais específicas, receptoras da nicotina, acostumaram-se a recepcionar essa substância, a fim de cumprirem com a sua finalidade específica de neurotransmissores, irão sentir a sua falta e "reclamarão" para que ela seja resposta no sangue. Surge a vontade de fumar.
Acontece que por não fumar mais, a nicotina não será reposta, o que provocará nova "reclamação" dos neurónios, e outra reclamação, e outra ...
Surgirá, então, a crise da abstinência à nicotina, que é a principal causa que faz com que a pessoa volte a fumar, porque os efeitos ou sintomas que provocam são muito desagradáveis: mal-estar generalizado, ansiedade intensa e crescente, insónia, irritabilidade, falta de concentração, dispersão e agitação.
Portanto, ao parar de fumar provoca-se: ausência da nicotina no sangue >> Os neurónios a exigem >> ela não é reposta >> crise intensa de abstinência >> volta-se a fumar.
Eis porque é fundamental adquirir consciência sobre a atitude de fumar. Ela fará com que o fumante utilize, sem vacilar, a sua força de vontade para o objetivo de parar, suportando estes momentos difíceis, sabendo que serão consequentes e passageiros.
Refletindo sobre estes momentos difíceis, verificaremos que são provenientes dos sintomas da crise de abstinência à nicotina e que não é possível não passar por eles. Ora, por serem causadores do retorno ao vício, deve-se procurar aliviá-los até um ponto tal, que se consiga suportá-los para, em seguida, largar definitivamente do vício.
Os sintomas serão aliviados por causa da reposição programada da nicotina no sangue, através da própria prática de fumar, somente aqueles cigarros, cuja vontade provenha da dependência química e de não fumar os que puderem ser evitados.
Perceba que, ao mesmo tempo, se retira e se repõe a nicotina no sangue. Por este motivo o autocontrole sobre a sua vontade de fumar é imprescindível, a fim de progressivamente, eliminar a nicotina e, regressivamente, repô-la no sangue até o momento derradeiro, no qual a decisão de parar de fumar terá de ser tomada.
 
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário