O TABAGISMO E OS PREJUÍZOS PARA A SAÚDE

No dia 29/08 comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. De acordo com o Dr. Roberto Rodrigues, Médico Pneumologista, o tabagismo atinge mundialmente cerca de 1,3 bilhão de indivíduos, matando praticamente cinco milhões de pessoas ao ano. O cigarro mata, nos países desenvolvidos, mais que a soma de outras causas evitáveis de morte, tais como a cocaína, heroína, álcool, incêndios, suicídios e a AIDS.

O tabagismo é o vilão de grandes prejuízos às pessoas e à sociedade, que sofrem vendo um familiar morrer lentamente de diversas maneiras, tais como asfixia causada por enfisema pulmonar, o que ocasiona a falta de ar para andar, tomar banho ou praticar uma relação sexual; paralisado em uma cama por um acidente vascular cerebral (derrame cerebral); com várias feridas pelo corpo; com câncer de cordas vocais, que muitas vezes ao ser retirado faz com que o paciente precise respirar por uma traqueotomia; ou ainda vítima de um enfarto do miocárdio, seguido de incapacidade ou morte.

Segundo o Pneumologista Roberto Rodrigues, não se pode esquecer que o tabagismo é responsável pelo câncer de pulmão, o tipo de câncer que mais mata pessoas no mundo. “Há também de ser considerado o prejuízo económico, pois alguém terá que trabalhar por esta pessoa antes produtiva e agora inválida, e os sistemas de saúde terão que pagar as contas hospitalares e os medicamentos de uso contínuo das vítimas do tabagismo”, diz o médico.

Com o objetivo de consciencializar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabelece o dia 29/08 como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de esclarecimento sobre o tabaco. Essa iniciativa também é praticada em todo o mundo no dia 31/05, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos países na luta contra a dependência.
Fonte: Boletim DST/AIDS – Ministério da Saúde

IMPORTANTE
• Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
• As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário