DECIDA DEIXAR DE FUMAR

Com a lei do tabaco que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro, muitos optaram já por deixar de fumar. Esta lei foi talvez, o empurrão necessário para fazer uma coisa que muitos sabem ser benéfico para a sua saúde, sobretudo se pratica desporto regularmente ou tem a ocasional ida ao ginásio.

Uma das razões principais pela qual se deve deixar de fumar é tão sómente, porque diminui o risco de morte prematura. Os que deixam de fumar, vivem em média, mais anos que os fumadores e, segundo o Ministério da Saúde, «diminui os riscos de doenças cardiovasculares ou respiratórias graves, e de cancro».
Benefícios
Numa sessão para deixar de fumar ouvi um homem dizer: «vale a pena deixar de fumar em qualquer idade». Claro que, quanto, mais cedo o fizer, maiores seráo os benefícios:
Em apenas oito horas, assiste-se a um aumento dos níveis de oxigénio e diminuição do monóxido de carbono
A função dos pulmões aumenta e a respiração fica facilitada, em 72 horas após deixar de fumar
Os riscos de cancro da boca e esófago diminuiem para 50%, após cinco anos
Em dez anos, cai para metade em relação aos fumadores, o risco de cancro do pulmão
Após quinze anos de ter deixado de fumar, o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares torma-se igual ao dos não-fumadores.
Como deixar de fumar
As dificuldades associadas a deizar de fumar prende-se com o facto do tabaco provocar não só denpência física, mas também psíquica. Assim, o ideal é envolver todos os que o/a rodeiam, tomar a decisão de forma calma e se necessário, consultar o médico.
O médico de família pode ajudar na prescrição de medicamentos, muitos de venda livre, que em grande parte dos casos, duplica a taxa de sucesso. Pode ainda pedir ajuda ou acompanhamento psicológico, nada no entanto, é mais forte que a força de vontade.
A vontade, numa decisão destas, é um grande passo mas poucos são capazes de o conseguir sozinhos. Aqui ficam uns conselhos que o vão com certeza ajudar a ultrapassar esta fase:
Estabeleça um dia para deixar de fumar, para criar um sentimento de compromisso.
Comunique a todos a sua decisão, para obter deles o apoio e solidariedade.
Identifique os seus hábitos tabágicos, para contornar as situações em que habitualmente fuma.
Faça uma lista de razões para deixar de fumar e tenha-a sempre consigo para quando pensar em desistir.
Aprenda a resistir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
Tenha uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o aumento de peso associado a deixar de fumar, substitua as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
Evite a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objectos relacionados com o hábito de fumar.
Pratique exercício desporto. Contribui para uma boa forma física, combate a ansiedade e as mudanças de humor.
Use o dinheiro que poupar para comprar coisas que realmente gosta.
Se não conseguir à primeira, não se preocupe. A recaída faz parte do processo. Fixe uma nova data e tente de novo.
SE NÃO QUISER SEGUIR OS VÍDEOS (CLIQUE) E PASSA ÀS 5 SESSÕES. OS VÍDEOS FAZEM PARTE DESSAS MESMAS SESSÕES, ACONSELHAMOS A QUE OS VEJA. SEJA UM/A VENCEDOR/A!

Sem comentários:

Enviar um comentário